Governo do Distrito Federal
14/02/22 às 15h45 - Atualizado em 14/02/22 às 15h45

SLU inicia projeto de saúde coletiva em parceria com a UnB

COMPARTILHAR

Catadores de materiais recicláveis farão testes de covid e diagnóstico pós contágio

PAULA CORRÊA, ASCOM SLU

 

No início deste mês de fevereiro, o Serviço de Limpeza Urbana (SLU), em parceria com a Universidade de Brasília (UnB), iniciou um projeto de saúde coletiva com os catadores de materiais recicláveis para teste de Covid-19 e diagnóstico das sequelas pós contágio.

 

 

Coordenado por professores da UnB, o projeto conta com a participação dos alunos da faculdade de Ceilândia e sete estagiários. Participarão da pesquisa catadores da Instalação de Recuperação de Resíduos (IRR) do Scia 9, do P Sul e da usina de compostagem da L4 Sul.

 

A equipe de estagiários começou o levantamento de quantos catadores vão participar do projeto com o teste de Covid-19 e os que precisam tomar a terceira dose de reforço da vacina. Serão realizados exames de hemograma com o apoio do laboratório Sabin e o trabalhador que testar positivo para covid será encaminhado para o Hospital Universitário (HUB).

 

Os alunos da UnB Ceilândia ficarão responsáveis pelo diagnóstico das sequelas pós infecção da Covid-19 de casos graves, leves e moderados. Além dos exames de sangue haverá avaliação corporal com equipamentos de ultrassom e eletromagnético, de fadiga, fraqueza e tendões.

 

As mulheres contarão com exames ginecológicos gratuitos para detectar câncer de colo do útero, mamografia e prevenção de outras doenças. O atendimento médico é gratuito e os catadores vão receber lanche e ainda terão ônibus para o deslocamento.

SLU - Governo do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal SCS Quadra 08 Bloco “B50” 6º andar Edifício Venâncio 2000 - CEP: 70.333-900 Telefone: (61) 3213-0153