Campanha incentiva população a cuidar dos seus resíduos durante a Pandemia
O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) é um dos parceiros da campanha que será lançada nesta terça-feira (23), no DF, com o objetivo de incentivar a população a fazer melhor a gestão dos resíduos. Secretaria de Meio Ambiente e de Comunicação, além da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (ADASA) são outros órgãos que participam da ação que será divulgada nas redes sociais dessas instituições.
Com o lema: Reduza, Reaproveite, Recicle e Continue Acertando na Gestão dos seus Resíduos, a iniciativa faz parte das comemorações do mês alusivo ao Meio Ambiente e vai divulgar orientações práticas sobre como manter bons hábitos de gestão de resíduos em residências, incluindo o descarte durante a pandemia da COVID-19; dicas de não geração; redução; reaproveitamento; reciclagem e separação de resíduos para coleta seletiva (limpeza, tipos de resíduos) e; descarte de resíduos especiais.
A campanha vai divulgar vídeos curtos e educativos, além de cards. A novidade é que os servidores dos órgãos envolvidos vão passar as mensagens mostrando como fazem a gestão dos resíduos gerados em suas residências. Em teletrabalho, cada um gravou suas próprias dicas.
Para o presidente do SLU, Edson Duarte, o momento atual é uma oportunidade de mudança de hábitos. “Este momento tão difícil que estamos passando é uma oportunidade para repensarmos a nossa relação com o meio ambiente. A forma como consumimos, descartamos e destinamos os nossos lixos dizem muito sobre o quanto somos civilizados. Qualquer solução viável para a questão da geração de resíduos passa pela participação de todos”, declarou.
O objetivo da ação, é fortalecer a gestão adequada dos resíduos feita pelos cidadãos brasilienses em suas residências. Incentivando, assim, a manutenção de bons hábitos de redução, reaproveitamento e reciclagem adquiridos pela população ao longo dos anos e que não devem ser descartados em momentos de crise como a atual situação.
SEGURANÇA PARA OS CATADORES
Além da preocupação com a separação dos resíduos, a campanha também vai alertar cidadãos sobre cuidados sobre a forma correta de acondicionamento desses resíduos, para garantir a segurança e saúde dos catadores.
Utilizar sacos plásticos resistentes, preenchê-los até dois terços de sua capacidade e colocá-lo dentro de um segundo saco descartável bem fechado, para impedir a exposição dos resíduos, são algumas das orientações recomendadas.
LEMBRE-SE
Resíduos recicláveis secos: papéis, papelões, plásticos, metais, isopor e embalagens longa vida.
Resíduos orgânicos: papéis sujos ou engordurados, restos de comida, cascas de frutas/verduras, palitos de picolé e outros resíduos de madeira assemelhados, filtros de café e chá, borra de café, restos de folhas.
Rejeitos: papel higiênico, absorventes íntimos, fraldas descartáveis, entre outros
Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal
Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal SCS Quadra 08 Bloco “B50” 6º andar Edifício Venâncio 2000 - CEP: 70.333-900 Telefone: (61) 3213-0153