Governo do Distrito Federal
11/02/22 às 15h36 - Atualizado em 23/02/22 às 16h32

SLU orienta sobre novo sistema de acesso para descarte de entulhos

COMPARTILHAR

A partir do próximo dia 14, somente motoristas cadastrados poderão acessar a Unidade de Recebimento de Entulhos (URE)

MARIAMA MORENA, AGÊNCIA BRASÍLIA

 

A equipe de mobilização do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) esteve presencialmente na Unidade de Recebimento de Entulhos (URE) ao longo dessa semana para orientar motoristas sobre o novo sistema de acesso implantado no local, o “Destino Rápido”. A partir da próxima segunda-feira (14), apenas motoristas cadastrados poderão adentrar o local para fazer o descarte de restos da construção civil (RCC).

 

 

O objetivo do sistema é dar mais agilidade no acesso dos mais de 800 caminhões que chegam todos os dias à URE. Até então, cada motorista, na hora da pesagem, tem que informar os dados do veículo e dos resíduos pessoalmente. Com o sistema digital, tudo isso será informatizado e o tempo de acesso à unidade pode chegar a 40 segundos apenas.

 

A coordenadora de mobilização do SLU, Efigênia Lustosa, explica que o objetivo da mobilização foi orientar motoristas sobre essa mudança. De acordo com o último levantamento, apenas 470 haviam feito o cadastro até esta quinta-feira (10). Um número pequeno considerando que são mais de 2,5 mil veículos ativos que prestam esse serviço no DF.

 

“Muitos motoristas, inclusive, já estavam sabendo da mudança. Colocamos faixas com a informação na entrada, tiramos dúvidas e alertamos sobre a importância de eles se atualizarem”, informou a coordenadora.

 

A equipe do SLU também esteve pessoalmente com o presidente da Associação das Empresas Coletoras de Entulho e Similares do Distrito Federal (Ascoles), Eber Rossi, que se comprometeu em ajudar na divulgação.

 

Para o presidente do SLU, Sílvio Vieira, o sistema vem contribuir com o trabalho dos próprios motoristas, além de reduzir o desperdício de papel. “É sempre uma fila imensa ali na entrada da URE. Nosso objetivo é reduzir esse problema. A partir do dia 14 de fevereiro, nenhum caminhão vai poder entrar se não tiver esse novo cadastro e esse aplicativo. Fizemos um importante trabalho de orientação e divulgação, então é muito importante que todos estejam atentos a essa nova dinâmica. Além de agilidade, o sistema vai evitar o consumo de papel, pois não vamos mais emitir tickets, preservando o meio ambiente”, ressaltou.

 

Para o uso da funcionalidade, todos os veículos da frota devem ter um Token individual e obrigatório cadastrado que será como uma contrassenha para aquele veículo. Há três formas de fazer o login: por link direto, QR Code ou pela tela inicial do sistema no link no site do SLU.

No site do SLU, as transportadoras e os motoristas podem acessar um tutorial que explica o passo a passo para utilizar o sistema.

 

SLU - Governo do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal SCS Quadra 08 Bloco “B50” 6º andar Edifício Venâncio 2000 - CEP: 70.333-900 Telefone: (61) 3213-0153