O evento possibilitou esclarecer as inovações da legislação e as obrigações das esferas envolvidas com o tema.
O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) participou no último dia (29) de audiência pública promovida pelo Ministério Publico do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) com objetivo de debater as medidas que entraram em vigor a partir da regulamentação estabelecida pelo Decreto nº 37.568 de 24 de agosto de 2016, que estabelece a obrigatoriedade dos grandes geradores de se responsabilizarem pela coleta e transporte dos resíduos produzidos.
A audiência teve início com a apresentação do presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental Seção Distrito Federal (ABES/DF), Marcos Helano Montenegro, que explanou a definições previstas em Lei e as responsabilidades de cada esfera envolvida no assunto tema da audiência. Posteriormente o diretor-adjunto do SLU, Silvano Silvério apresentou o Decreto nº 37.568/2016 destacando as inovações e particularidades do cadastramento, fiscalização, sanções e responsabilidades dos grandes geradores e prestadores de serviços de coleta e transporte de resíduos.
Esteve presente na audiência representantes de diversos órgãos públicos como SLU, Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis), Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa), MPDFT, representantes dos grandes geradores e das cooperativas de catadores de materiais recicláveis.
A segunda parte da audiência foi dedicada ao esclarecimento das questões levantadas pelo público presente, os inscritos tiraram dúvidas relativas a prazos, nomenclaturas dos resíduos, elaboração do plano de gerenciamento, fiscalização e destinação final dos materiais coletados.
Para o diretor adjunto do SLU, Silvano Silvério, a legislação trouxe uma inovação importante. “A lei vai induzir o grande gerador a separar os materiais recicláveis dos resíduos orgânicos, o que contribui com a preservação ambiental, além de aumentar a vida útil do Aterro Sanitário de Brasília, pois menos resíduos serão destinados ao local”, destacou.
Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal
Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal SCS Quadra 08 Bloco “B50” 6º andar Edifício Venâncio 2000 - CEP: 70.333-900 Telefone: (61) 3213-0153