LUANA LEMES
O SLU é um dos convidados para falar sobre a experiência com o fechamento do “lixão”, no Congresso Internacional Cidades Lixo Zero. O evento acontece de 5 a 7 de junho, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães e contou com a presença do governador Rodrigo Rollemberg na cerimônia de abertura, nesta manhã.
“A gente fica muito feliz de estar realizando esse seminário internacional, pois é uma vocação da nossa cidade: ser um grande centro de eventos de caráter político, científico, profissional, cultural e esportivo”, disse o governador durante sua fala.
Rollemberg expressou seu contentamento por Brasília está sediando um evento que traz um tema pertinente, já este ano marca o encerramento das atividades do antigo “lixão”. “Estamos diante de um dos maiores desafios da humanidade que é o fazer com os resíduos. Nós tínhamos em Brasília o segundo maior lixão do mundo e, já no início do governo, decidimos que iríamos avançar no sentido de fazer de Brasília uma cidade sustentável”, disse.
O “lixão da Estrutural”, como é conhecido, fechou em janeiro deste ano e agora todos os resíduos do DF são depositados no Aterro Sanitário de Brasília. Além desse marco histórico, 52% da população do DF conta com a coleta seletiva. “É fundamental que a população separe mais os resíduos, para ter mais quantidade, mas separe melhor, para ter mais qualidade na renda dos catadores”, informou Paulo Celso dos Reis, diretor-adjunto do SLU.
Conceito lixo zero
O lixo zero é um conceito de sustentabilidade em aproveitamento dos recicláveis e orgânicos, além da destinação correta dos resíduos que, aqui em Brasília, acontece no Aterro Sanitário de Brasília.
A organização da sociedade civil autônoma Instituto Lixo Zero Brasil representa no País a Zero Waste International Alliance — movimento internacional de organizações que desenvolvem o conceito e os princípios de lixo zero no mundo.
Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal
Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal SCS Quadra 08 Bloco “B50” 6º andar Edifício Venâncio 2000 - CEP: 70.333-900 Telefone: (61) 3213-0153