Governo do Distrito Federal
14/06/21 às 17h53 - Atualizado em 5/10/22 às 17h19

SLU presente no Fórum Distrital Lixo Zero

COMPARTILHAR

Evento promovido pela Câmara Legislativa do Distrito Federal contou com a participação de representantes do SLU para falar sobre a gestão de resíduos

MARIAMA MORENA, ASCOM SLU

 

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) está promovendo o Fórum Distrital de Boas Práticas de Lixo Zero. O primeiro encontro virtual, realizado nesta segunda-feira (14), contou com a participação do diretor-presidente do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Silvio Vieira, e da gerente de aterros do SLU, Andrea Almeida.

 

 

Com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube da CLDF, o encontro foi uma oportunidade de reunir diversos atores envolvidos na gestão de resíduos, seja na iniciativa privada ou no setor público. A iniciativa do fórum é da Frente Parlamentar Ambientalista e da Frente Parlamentar dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da CLDF, ambas presididas pelo deputado Leandro Grass.

 

Durante a transmissão do fórum foram apresentadas boas práticas de lixo zero da sociedade civil, da iniciativa privada e do poder público. Para o diretor-presidente do SLU, o momento foi de compartilhar boas experiências e falar sobre os desafios na gestão de resíduos. “Estou há menos de quatro meses no SLU, mas posso garantir que temos a melhor equipe de profissionais para fazer esse trabalho e oferecer as ferramentas para aqueles que queiram ajudar Brasília a estar entre as capitais mais desenvolvidas do país, uma capital lixo zero”, declarou.

 

Na oportunidade, Silvio Vieira apresentou alguns dados relevantes da Unidade de Recebimento de Entulhos (URE) e ressaltou o desafio na redução de geração de resíduos. “São 130 mil toneladas por mês de resíduos que chegam naquele local e 20 mil toneladas recicladas. Mas ainda aterramos muita coisa. Nosso grande desafio é reduzir essa quantidade cada dia mais e acreditamos que a ferramenta principal para essa transformação é a educação”.

 

A gerente de aterros do SLU, Andrea Almeida, também falou sobre a URE e os demais equipamentos instalados pelo GDF para aprimorar a gestão dos resíduos sólidos no Distrito Federal. “A URE recebe atualmente 5 mil toneladas de resíduos por dia e, desse total, quase 2 mil toneladas vêm do descarte irregular. Precisamos mudar isso. Hoje estamos implementando os papa-entulhos, já são 12 instalados no DF, além dos papa-lixos, papa-recicláveis e das lixeirinhas. São equipamentos importantes para que a população possa fazer a destinação correta dos seus resíduos”.

 

O próximo encontro do fórum será na quinta-feira, dia 17. Para assistir, acesse o canal da CLDF: https://www.youtube.com/watch?v=FEpaqsZspt8.

SLU - Governo do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal SCS Quadra 08 Bloco “B50” 6º andar Edifício Venâncio 2000 - CEP: 70.333-900 Telefone: (61) 3213-0153