Atuação de 610 garis e utilizadas em média 390 lixeiras/dia
Durante os seis dias de Jogos Olímpicos Rio 2016, realizados em Brasília, o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) contabilizou 49.525kg de resíduos recolhidos. O maior número de materiais coletados foi no dia 7 de agosto, com 12.250kg. A força de trabalho contou com a atuação de 610 garis. Além disso, foram utilizadas em média 390 lixeiras/dia.
A autarquia ficou responsável pela limpeza nos estacionamentos do Mané Garrincha, Ginásio Nilson Nelson, na Torre de TV, Feira da Torre, do estádio ao Palácio do Buriti, bem como o trecho entre o estádio e a administração do Parque da Cidade.
Em dias anteriores aos jogos, o SLU também realizou a varredura das áreas próximas ao Estádio com caminhões basculantes, além de caminhões carrocerias da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap). O total de resíduos recolhidos nessas operações foi de aproximadamente 49.000kg. Os locais por onde as equipes percorreram foram o estacionamento do Estádio Nacional, Parque da Cidade, Ana Lídia, a Torre de TV/Cidade Policial, Feira da Torre, trechos entre Rodoviária do Plano Piloto e Palácio do Buriti.
Coleta seletiva
A Central das Cooperativas do Distrito Federal (Centcoop/DF) ficou responsável pelo recolhimento dos resíduos recicláveis na área interna do Mané Garrincha. O total coletado foi de 23.050kg.
Voluntariado
Doze voluntários treinados pelo SLU trabalharam na orientação dos torcedores sobre a importância da separação dos resíduos para a coleta seletiva. A atuação ocorreu em duplas no Estádio Nacional, em dias de jogos. Eles próximos aos pontos de venda de alimentos e bebidas e foram abordadas em média 200 pessoas/dia, sendo 1200 pessoas no total.
Os voluntários foram selecionados pelo Portal do Voluntariado do Governo de Brasília e essa foi a primeira experiência do SLU com esse tipo de trabalho. Novos projetos de voluntariado serão lançados em breve pela autarquia. A ação foi positiva e os participantes aprovaram a ideia.
Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal
Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal SCS Quadra 08 Bloco “B50” 6º andar Edifício Venâncio 2000 - CEP: 70.333-900 Telefone: (61) 3213-0153