LUANA LEMES
A partir desta segunda-feira (2) todos os transportadores de entulhos e volumosos terão que estar cadastrados no sistema de gerenciamento de Resíduos da Construção Civil (RCC), que está disponível no site do SLU. O objetivo é acompanhar o descarte desde a sua origem ao seu destino final: a Unidade de Recebimento de Entulho (URE).
A partir da próxima semana, todos os caminhões de entulho deverão portar o Controle de Transporte de Resíduo (CTR), também emitido no sistema mediante cadastramento da empresa ou autônomos. Os procedimentos do cadastro e as normas de sinalização foram estabelecidos pelo Comitê Gestor do Plano Integrado de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil e Volumosos do Distrito Federal. As regras constam da Resolução nº 1, de 1º de novembro de 2017.
Desde que foi fechado, o antigo “lixão da Estrutural”, passou a se chamar URE e recebe apenas RCC e volumosos. São cobrados R$ 14,34 por tonelada de entulho limpo e R$ 26,27 por entulho misto.
Fiscalização
No início deste ano um decreto do governador Rodrigo Rollemberg inclui a Agefis no Sistema Nacional de Meio Ambiente (Sisnama). A partir daí o órgão passou a ter poderes para apreensão dos veículos que cometem o crime ambiental de descarte irregular na cidade.
Também é motivo de apreensão, os caminhões que estiverem transportando entulhos sem o CTR, já que o documento é o único que comprova o destino do descarte correto na URE.
Força-tarefa
Na segunda-feira (2) será montada uma força-tarefa na URE com o apoio da Polícia Militar, Agefis e o DER (com painéis de LED informativos). A Diretoria de Gestão e Modernização Tecnológica e a de Limpeza Urbana do SLU, também estarão no local para dar suporte a possíveis dúvidas e cadastros incompletos.
A Agefis vai fiscalizar os transportadores para confirmar se estão cadastrados e se portam o CTR, caso contrário serão notificados para adequação no prazo de 24 horas sob pena de multa.
Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal
Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal SCS Quadra 08 Bloco “B50” 6º andar Edifício Venâncio 2000 - CEP: 70.333-900 Telefone: (61) 3213-0153