Os agentes da Diretoria de Vigilância Ambiental, da Secretaria de Saúde, começaram nesta terça-feira (28) a ser capacitados para incluir na rotina de trabalho informações sobre a importância da coleta seletiva e dos papa-entulhos.
A ideia é que eles expliquem à população como otimizar o uso desses dois serviços. Serão 12 turmas, o que resultará em 465 servidores treinados — a primeira, com pessoal do Núcleo de Mobilização Social, foi hoje, na sede da diretoria, no Plano Piloto.
O grupo organiza teatros, palestras e estandes em escolas, empresas e eventos e vai incorporar nessas atividades os temas relacionados à reciclagem.
A capacitação foi dada pelo assessor de Gestão Ambiental do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) Winie Vasconcelos. Ele explicou, entre outras coisas, como separar os materiais recicláveis dos orgânicos e a relevância da mobilização social.
“É importante também que eles respeitem o dia da coleta seletiva”, reforçou. O calendário pode ser acessado no site do SLU, pela aba Serviços.
Para Vasconcelos, a medida vai contribuir para que os catadores de materiais recicláveis recebam material de qualidade para trabalhar e tenham uma renda superior.
“Estamos passando as informações técnicas e esperamos que eles as espalhem”, detalhou o assessor de Gestão Ambiental, ao destacar o fechamento do aterro do controlado do Jóquei, conhecido como lixão da Estrutural, previsto para 20 de janeiro de 2018.
A prioridade para o início dos trabalhos de conscientização será dada às regiões administrativas onde há coleta seletiva e papa-entulho, ou seja, Brazlândia, Ceilândia, Guará e Taguatinga.
O Distrito Federal tem sete papa-entulhos: dois em Ceilândia, um em Taguatinga, um no Guará, um em Planaltina, um no Gama e outro em Brazlândia.
Esses pontos de entrega voluntária recebem, diariamente, até 1 metro cúbico de resíduos de construção, volumosos e restos de podas. Quem quiser também pode depositar recicláveis, desde que estejam separados e limpos.
Seleção pública para coleta seletiva em dez regiões
Na quinta-feira (23), foi publicado no Diário Oficial do DF um aviso de chamada pública para as cooperativas e associações de catadores de materiais recicláveis que quiserem fazer a coleta seletiva em dez regiões administrativas. A documentação deve ser entregue no SLU até 12 de dezembro.
A região com maior problema para a coleta seletiva, segundo Winie Vasconcelos, é Vicente Pires, onde ainda não se separa bem o lixo. Para amenizar a situação, o SLU tem visitado as casas para conscientizar os moradores.
Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal
Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal SCS Quadra 08 Bloco “B50” 6º andar Edifício Venâncio 2000 - CEP: 70.333-900 Telefone: (61) 3213-0153