Evento promovido pela Secretaria de Meio Ambiente vai apontar estratégias para remediação da contaminação do solo
A secretaria de Estado de Meio Ambiente do DF realiza na próxima quinta-feira (10) um workshop para apresentação do diagnóstico de contaminação da área do antigo Lixão da Estrutural e as estratégias para remediação da contaminação por chorume resultante de todo o passivo de resíduos acumulados no local. O estudo, contratado pela Sema, é gerido pela Fundação de Empreedimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec) e conduzido por especialistas da Universidade de Brasília.
Durante mais de 50 anos, o antigo Lixão da Estrutural recebeu milhares de toneladas de resíduos sólidos produzidos pela população do Distrito Federal sem nenhum tipo de tratamento e tornou-se o maior lixão aberto da América Latina. Em janeiro de 2018, foi encerrado o recebimento de resíduos sólidos urbanos na região, mas ficou o desafio sobre o que fazer com o passivo acumulado naquela região, que faz fronteira com o Parque Nacional de Brasília.
Para os especialistas, a remediação pode ser justificada se os dados indicarem concentrações de contaminantes nas águas subterrâneas, águas superficiais, lixiviado, solo e gases que excedam os limites permissíveis definidos em legislação.
O workshop será online pela plataforma Cisco Webex, das 09h às 12h e das 14 às 17h30. As inscrições podem ser realizadas até esta quarta-feira (09) no link: https://cutt.ly/MhbYaSe.
*Com informações da Sema
Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal
Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal SCS Quadra 08 Bloco “B50” 6º andar Edifício Venâncio 2000 - CEP: 70.333-900 Telefone: (61) 3213-0153